Publicidade
Mundo

Após acionar caças, Polônia derruba drones russos que invadiam espaço aéreo do país

Militares disseram que aparelhos faziam parte de ataque na Ucrânia, mas consideraram a violação como uma "ameaça de segurança"

Imagem da noticia Após acionar caças, Polônia derruba drones russos que invadiam espaço aéreo do país
Força Aérea da Polônia mobilizou caças após entrada de drones russos no espaço aéreo do país | Divulgação
Publicidade

A Força Aérea da Polônia informou, na madrugada desta quarta-feira (10), que derrubou alguns drones russos que invadiram o espaço aéreo do país. Um dos aparelhos foi interceptado próximo à cidade de Lublin, a cerca de 100 km da fronteira com a Ucrânia.

Essa não é a primeira vez que projéteis russos violam o espaço aéreo polonês. Em 2024, um míssil cruzou brevemente o território polaco, deixando o país em alerta. Dois anos antes, mísseis russos atingiram uma vila em Przewodów, também perto da fronteira com a Ucrânia, deixando dois mortos.

Desta vez, a intrusão provocou a primeira rodada de fechamento de aeroportos na Polônia, além da primeira operação de abate de drones russos por caças poloneses. Apesar de considerar que os aparelhos faziam parte de um ataque contra a Ucrânia, o país disse estar em alerta.

“Durante o ataque de hoje da Rússia contra alvos localizados em território ucraniano, nosso espaço aéreo foi violado por drones. Uma violação sem precedentes. Trata-se de um ato de agressão que representa uma ameaça real para a segurança dos nossos cidadãos. Os procedimentos defensivos foram ativados”, disse o Comando das Forças Armadas da Polônia.

+ Ataque aéreo russo no leste da Ucrânia deixa 23 mortos

A invasão do espaço aéreo polonês gerou tensão internacional. Isso porque a Polônia faz parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), atualmente composta por 32 Estados. O país é protegido pelo Artigo 5 da aliança, que considera um ataque a uma das nações membros um ataque contra todos os integrantes do bloco.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade