Mundo

Dois casos de sarampo impõem quarentena em centro de detenção de imigrantes no Texas

ICE coloca detidos em quarentena após confirmação da doença no Centro de Processamento de Dilley, enquanto casos aumentam nos EUA

Imagem da noticia Dois casos de sarampo impõem quarentena em centro de detenção de imigrantes no Texas
South Texas Residential Center, centro de detenção de imigrantes no Texas | Reprodução
,

Dois casos de sarampo foram confirmados no South Texas Residential Center, centro de detenção de imigrantes em Dilley, Texas. Autoridades do ICE suspenderam todos os movimentos e colocaram alguns detidos em quarentena, informou o Departamento de Segurança Interna (DHS) nesta segunda-feira (2).

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

O departamento de saúde do Texas confirmou os casos no sábado e destacou que "todos os detidos estão recebendo cuidados médicos adequados".

Segundo o DHS, o ICE Health Services Corps adotou medidas imediatas para conter a propagação, incluindo quarentena de indivíduos suspeitos de contato com os infectados. "A equipe médica continua monitorando a condição dos detidos e tomará ações ativas para prevenir novas infecções", acrescentou o departamento.

O centro de Dilley abriga famílias sob custódia do ICE. Recentemente, ganhou atenção depois que Liam Conejo Ramos, de 5 anos, e seu pai, detidos em Minnesota, foram mantidos na instalação antes de serem libertados por decisão judicial.

Os casos no Texas ocorrem em meio a um aumento de sarampo nos EUA, incluindo surtos em outras partes do estado e na Carolina do Sul, que registra o maior surto estadual com 789 infecções.

Em 2025, o Texas liderou o país em casos de sarampo, com 762 registros, principalmente na região oeste, marcando o maior surto desde que a doença foi declarada erradicada nos EUA em 2000. O surto estadual foi encerrado em agosto.

A unidade do ICE em Dilley, operada pela empresa privada CoreCivic (CXW.N), foi inaugurada em 2014 para abrigar famílias de imigrantes detidos na fronteira EUA-México. O fechamento previsto durante o governo Biden foi revertido, e a instalação foi recontratada pelo ICE no ano passado como parte da política de repressão à imigração do presidente Donald Trump.

Últimas Notícias