Alemanha suspende venda de camisas de futebol com número 44 devido a associações com símbolo nazista
Federação de Futebol informou que irá desenvolver, em conjunto com a Adidas, um design alternativo para o número
A Alemanha suspendeu a venda de camisas da seleção com o número 44 devido à semelhança com o logotipo das unidades paramilitares SS do Partido Nazista. Nessa segunda-feira (1º), a Federação Alemã de Futebol (DFB) interrompeu a entrega de camisas para lojas próprias, enquanto a Adidas parou de personalizar o uniforme.
+ Alemanha condena ex-guarda nazista de 101 anos a cinco anos de prisão
"Nenhuma das partes envolvidas viu qualquer proximidade com o simbolismo nazista no processo de criação do design da camiseta. No entanto, levamos os comentários muito a sério e não queremos fornecer uma plataforma para discussões. Desenvolveremos um design alternativo para o número 4 e o coordenaremos com a Uefa", disse a DFB.
O mesmo foi afirmado pelo porta-voz da Adidas, Oliver Brüggen, que, em entrevista à alemã DPA, reforçou que irá bloquear o número 44 o mais rápido possível, já que a empresa se opõe ao antissemitismo e à xenofobia. Ele disse ainda que qualquer sugestão de que o design tenha sido criado em referência à SS é "rejeitada veementemente".
"Nossa empresa representa a promoção da diversidade e inclusão e, como empresa, fazemos campanha ativa contra a xenofobia, o antissemitismo, a violência e o ódio em todas as formas. Qualquer tentativa de promover visões divisivas ou excludentes não faz parte de nossos valores como marca", afirmou Brüggen.
A seleção alemã estreou o novo uniforme em março, em amistoso com a França. Durante a disputa, muitos internautas começaram a apontar semelhanças entre o 44 e o símbolo da SS – que é proibido na Alemanha –, como as pontas dos números.
Quem foi a SS?
O Esquadrão de Proteção (Schutzstaffel), conhecido como SS, foi criado em 1925 pelo Partido Nazista. A princípio, a guarda especial era formada para proteger Adolf Hitler e outros líderes do partido. Posteriormente, com o avanço da Segunda Guerra Mundial, a organização passou a servir como polícia auxiliar e guarda dos campos de concentração.
+ Austrália proíbe saudação nazista e exibição pública de símbolos de grupos terroristas
Baseada numa ideologia de brutalidade e terror, a SS facilitava as decisões de Hitler, uma vez que os integrantes juravam, até a morte, total lealdade e obediência às ordens do então líder alemão. Com isso, a organização cometeu inúmeros crimes de guerra e crimes contra a humanidade, sendo a organização mais responsável pelo genocídio de 6 milhões de judeus, além de milhões de outras vítimas, durante o Holocausto.