Airbus admite falha em painéis metálicos do A320 e amplia inspeções em meio à corrida por entregas recordes
Recall global interrompeu voos na Europa, Ásia e EUA; fabricante tenta conter impacto enquanto precisa entregar mais de 160 aeronaves em dezembro

SBT News
com informações da Reuters
A Airbus confirmou nesta segunda-feira (1º) que enfrenta um problema de qualidade industrial em painéis metálicos de alguns jatos do modelo A320.
Na semana passada, a fabricante anunciou um recall que provocou interrupções em voos na Europa, na Ásia e nos Estados Unidos. O alerta foi enviado para companhias aéreas de todo o mundo que utilizam a aeronave. Empresas da Austrália e do Japão foram as primeiras a registrar atrasos, enquanto a Avianca, da Colômbia, suspendeu a venda de passagens até a segunda semana de dezembro.
Segundo a empresa, a origem da falha foi identificada e contida, e todos os painéis recém-produzidos estão dentro dos padrões exigidos. A Airbus informou por meio de um porta-voz que está adotando uma abordagem conservadora e inspecionando todas as aeronaves potencialmente afetadas, embora apenas uma parte dos jatos deva exigir ações adicionais.
Fontes do setor disseram à Reuters que a suspeita na produção já atrasava algumas entregas, mas não havia indicação de impacto em aeronaves em operação. A Airbus entregou 72 aeronaves em novembro, abaixo do esperado por analistas, elevando o total do ano para 657 jatos.
A fabricante precisa entregar mais de 160 aeronaves em dezembro para atingir sua meta anual de cerca de 820 jatos. O recorde de entregas no último mês do ano é de 138 aeronaves, registrado em 2019.









