Mundo

Airbus anuncia recall de 6 mil aeronaves após incidente com controle de voo

Em comunicado, companhia europeia afirmou que incidente recente envolvendo aeronave revelou que intensa radiação solar pode corromper dados críticos

• Atualizado em

A europeia Airbus anunciou nesta sexta-feira (28) que estava ordenando uma mudança imediata de software para um número significativo de seus jatos da família A320, que são os mais vendidos da companhia, em uma medida que, segundo fontes do setor, envolveria cerca de 6.000 aeronaves, ou mais da metade da frota global.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

A Airbus afirmou em comunicado que um incidente recente envolvendo uma aeronave da família A320 revelou que a intensa radiação solar pode corromper dados críticos para o funcionamento dos controles de voo.

"A Airbus reconhece que essas recomendações causarão interrupções operacionais para passageiros e clientes", disse a empresa.

O recall provocou interrupções em voos na Europa, Ásia e nos Estados Unidos. O alerta foi emitido para empresas áreas do mundo inteiro que usam o modelo afetado. Empresas áreas do Japão e Austrália foram as primeiras a sofrer com atrasos. A colombiana Avianca chegou a cancelar a venda de passagens até a segunda semana de dezembro.

Poderia ser um fim de semana de caos aéreo pelo mundo, mas muitas companhias conseguiram reverter o problema usando uma versão anterior do software, que é mais resistente a esse tipo de interferência.

Últimas Notícias