Israel afirma estar pronto para lutar por meses para derrotar o Hamas
Mais de 17 mil palestinos já morreram na guerra, cerca de dois terços deles mulheres e crianças
SBT News
Israel afirmou estar preparado para lutar por meses ou até mais para derrotar os governantes do Hamas em Gaza, à medida que sua ofensiva terrestre se intensifica com mais ataques aéreos e disparos de artilharia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O Catar, que desempenhou um papel mediador crucial, afirma que os esforços para interromper a guerra e liberar todos os reféns continuarão, mas a disposição para discutir um cessar-fogo está diminuindo.
Israel enfrenta indignação internacional após sua ofensiva militar ter matado mais de 17.700 palestinos em Gaza, cerca de dois terços deles mulheres e crianças, segundo o Ministério da Saúde no território controlado pelo Hamas. Cerca de 90% dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza foram deslocados dentro do território sitiado, onde as agências da ONU afirmam não haver um local seguro para fugir.
Os Estados Unidos forneceram apoio vital a Israel nos últimos dias, vetando uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que exigia um cessar-fogo e aprovando uma venda de emergência de mais de US$ 100 milhões em munição de tanque para Israel. A Assembleia Geral da ONU planeja votar nesta 3ª feira (12.dez) sobre uma resolução semelhante.
Israel afirma que 97 de seus soldados morreram em sua ofensiva terrestre, depois que o Hamas atacou o sul de Israel em 7 de outubro, matando cerca de 1.200 pessoas, na maioria civis, e fazendo cerca de 240 reféns.
Com apenas um pequeno fluxo de ajuda humanitária chegando a uma pequena parte de Gaza, os residentes enfrentam grave escassez de alimentos, água e outros bens básicos. Alguns observadores temem que os palestinos sejam forçados a deixar Gaza completamente.
*com informações da Associated Press