Brasil

Governo do Rio envia ao STF plano para reocupação de comunidades dominadas pelo crime organizado

Projeto prevê início no primeiro trimestre de 2026 e inclui ações integradas para presença permanente do poder público

Imagem da noticia Governo do Rio envia ao STF plano para reocupação de comunidades dominadas pelo crime organizado

As autoridades de segurança pública do Rio de Janeiro enviaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) um plano para a reocupação de comunidades que estão sob o controle do crime organizado.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

A proposta deverá começar a ser implementada no primeiro trimestre de 2026, dependendo de aprovação do STF.

A ideia é que três comunidades sejam as primeiras a receber o projeto: Muzema, Rio das Pedras e Gardênia Azul, todas localizadas na zona sudoeste da cidade do Rio de Janeiro.

O plano atende a uma exigência do STF como parte da chamada ADPF das Favelas, um procedimento que tem como objetivo viabilizar a presença permanente do poder público nas comunidades, com políticas públicas voltadas para a população.

O governo do Rio pretende retirar das mãos do crime organizado a exploração de serviços básicos, como gás e internet, além de conter a expansão da facção Comando Vermelho. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o projeto será diferente de outras iniciativas já testadas, como as Unidades de Polícia Pacificadora.

Entre as novidades estão a integração entre os governos federal, estadual e municipal, além da realização de pesquisas junto aos moradores para avaliar o nível de satisfação com as medidas adotadas.

Assuntos relacionados

Rio de Janeiro
STF

Últimas Notícias