Tribunal de Haia proíbe Venezuela de anexar território da Guiana
Corte Internacional de Justiça determinou que país deve suspender consulta que visa capturar área rica em petróleo
O Tribunal de Haia proibiu a tentativa da Venezuela em anexar parte da Guiana. A decisão é desta 6ª feira (1º.dez), e diz respeito a região Essequibo, área rica em petróleo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A Corte Internacional proibiu o referendo que a Venezuela planeja para incorporar a região, contrariando o discurso venezuelano de que a região pertence ao país.
Mesmo com o posicionamento, a Venezuela mantém a consulta pública para o tema. A votação está prevista para o próximo domingo, e vai apurar se venezuelanos querem incorporar Essequibo. Também questiona se os habitantes da região devem receber nacionalidade venezuelana.
O governo da Guiana afirma que a votação não terá alguma confirmação jurídica. Mas o presidente Nicolás Maduro sustenta a anexação. Mais cedo, o venezuelano fez um apelo para que os cidadãos do país compareção às urnas.
"Neste domingo, quando votarmos, pensaremos na pátria, na família, na juventude e no futuro. Toda a Venezuela por amor, paz e por Essequibo [área em disputa] se prepara para um novo marco na história do nosso país. Unidos, podemos recueprar e pintar o mapa inteiro", escreveu, em rede social.