Voo com brasileiros que estavam na Faixa de Gaza deixa o Egito
Previsão é que aeronave da FAB pouse por volta das 23h30 de hoje no aeroporto de Brasília
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que transporta o grupo de brasileiros que estava na Faixa de Gaza decolou do aeroporto do Cairo, no Egito, nesta 2ª feira (13.nov). A bordo estão 32 brasileiros, incluindo sete palestinos que já deram entrada ao Registro Nacional Migratório (RNM), que conseguiram atravessar a fronteira no último domingo (12.nov).
+ Acompanhe a cobertura da guerra em Israel
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o tenente-coronel da FAB, Bruno Garcez Mezenga, a aeronave fará duas paradas técnicas, sendo a primeira em Las Palmas de Gran Canaria, na Espanha, e a segunda na Base Aérea do Recife (BARF). A previsão é que o avião pouse por volta das 23h30 de hoje (horário local) no aeroporto de Brasília.
O voo trazendo os brasileiros de Gaza é o décimo da Operação Voltando em Paz, coordenada pela FAB e pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty). A última missão ocorreu no dia 2 de novembro, quando 26 brasileiros vindos da Cisjordânia desembarcaram no aeroporto de Brasília. Ao todo, 1.477 pessoas, além de 53 pets, já foram resgatados.
A missão de resgate acontece em meio à guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas. Desde o início dos conflitos, em 7 de outubro, a Faixa de Gaza vem sendo o principal palco dos combates, que já deixaram mais de 12 mil mortos, sendo 11 mil apenas em Gaza. Nos hospitais, a falta de insumos e o alto número de feridos está fazendo com que o sistema de saúde da região entre em colapso.
+ Chanceler alemão se opõe a cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza
"Lutamos para que os brasileiros não fossem afetados pela catástrofe humanitária que assola Gaza. Alugamos casas e conseguimos enviar recursos para alimentos, água, gás e remédios no precário mercado local. Oferecemos apoio de psicóloga e médico a distância. Infelizmente, as perspectivas são de rápida degradação das condições de vida e segurança na região de Gaza", disse o embaixador Alessandro Candeas.