Israel emite alerta recomendando que israelenses evitem viajar para outros países
O pedido foi motivado, segundo o governo, pelo "aumento do antissemitismo" no mundo
Gabriella Furquim
O governo de Israel emitiu alerta, nesta 6ª feira (3.nov), recomendando que israelenses evitem viajar para outros países. O comunicado justifica o pedido citando um "aumento significativo do antissemitismo" no mundo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A recomendação foi publicada pelo governo na Plataforma X, antigo Twitter. "Dado o aumento de incidentes violentos e anti-semitas contra israelitas e judeus em todo o mundo, o Conselho de Segurança Nacional (NSC) e o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MFA) apelam ao público para ter cautela extra em países estrangeiros", diz o texto.
O comunicado alerta que os episódios de violência ocorreram em "muitos países em todo o mundo".
"As comunidades judaicas, os estabelecimentos religiosos e comunitários (sinagogas, restaurantes kosher e empresas israelitas), as delegações israelitas e os aeroportos com voos para Israel são alvos principais de protestos e ataques de grupos anti-semitas", alerta.
O governo ainda recomenda que se evite "exibir abertamente símbolos e características israelenses e judaicas" e manifestações populares. Além disso, recomenda que os cidadãos de Israel tenham em mãos os números de telefone de emergência e da embaixada de Israel dos países onde estão.
Confira a íntegra do comunicado:
Given the increase in antisemitic and violent incidents towards Israelis and Jews around the world, the National Security Council (NSC) and the Ministry of Foreign Affairs (MFA) are calling on the public to exercise extra caution while abroad.
? Prime Minister of Israel (@IsraeliPM) November 3, 2023