Tragédia na Líbia: Corpos em decomposição e água contaminada preocupa autoridades
De cada 10 habitantes da cidade de Derna, 2 morreram ou estão desaparecidos; buscas por sobreviventes e resgate de vítimas continuam
SBT Brasil
Mais de uma semana depois das inundações que devastaram a Líbia, socorristas enfrentam dificuldades para encontrar sobreviventes e resgatar corpos de vítimas em meio à lama e aos destroços. De cada 10 habitantes de Derna, uma das cidades mais atingidas pelas enchentes, 2 morreram ou estão desaparecidos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Nesta 2ª feira (18.set), o lamento virou revolta: um protesto de moradores que querem que as autoridades locais sejam punidas pela falta de manutenção das duas represas que se romperam. A região afetada pela tragédia é dominada por um grupo que não é reconhecido pela comunidade internacional.
Em meio ao caos, mais uma tragédia. Três militares e dois tradutores gregos, além de outros três líbios, morreram em um acidente de carro, na região onde estradas e ruas também foram destruídas pela força da água.
Oito dias depois que quase um terço da cidade foi dizimada, a preocupação das autoridades, além do resgate das vítimas, é a de evitar que a situação fique ainda mais grave, isto porque, a grande quantidade de corpos em decomposição e a água contaminada são fatores que propiciam o surgimento de surtos de cólera.
Carros passaram a espalhar desinfetantes pelas ruas, ainda cheias de lama, e equipes de resgate são orientadas a higienizar as mãos.