Áustria investiga duas pessoas por propagar discursos de Hitler em trem
Dupla conseguiu acesso à estação de intercomunicação por meio de uma chave genérica
A empresa ÖBB, da Áustria, abriu um boletim de ocorrência contra duas pessoas suspeitas de utilizarem o alto-falante de um trem, no último domingo (14.mai), para propagar discursos do ditador Adolf Hitler. A dupla, composta por passageiros, foi identificada por meio de imagens de câmeras de segurança.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o porta-voz da ÖBB, Bernhard Rieder, os suspeitos conseguiram acesso à estação de intercomunicação do trem por meio de uma chave genérica. Depois, com o auxílio de um celular, a dupla reproduziu os áudios, que incluíram saudações nazistas, como "Sieg Heil" e "Heil Hitler".
"É uma chave padrão usada em toda a Europa, da qual provavelmente existem várias dezenas de milhares. Tudo foi tocado muito alto. Foi realmente desagradável e perturbador", disse Rieder ao jornal austríaco Der Standard.
+ "Nunca devemos esquecer ou negar", diz chefe da ONU sobre Holocausto
A Áustria, terra natal de Hitler, foi anexada pela Alemanha nazista em 1938, um anos antes do início da Segunda Guerra Mundial. Atualmente, o país tem algumas das leis mais rígidas contra a negação do Holocausto - genocídio de 6 milhões de judeus durante os anos de guerra -, bem como contra atitudes pró-nazistas.