Adeus ao Rei do Futebol: morte de Pelé repercute pelo mundo
Jornais e clubes de todas as nacionalidades prestaram homenagem ao atleta do século
Simone Queiroz
Do apresentador de TV francês ao jornalista sul-africano, e até mesmo em uma transmissão lá na Argentina. Uma história importante para o mundo todo, que dirá para os argentinos, tão apaixonados quanto os brasileiros por futebol.
Por isso, foi tão fácil a paixão comum virar rivalidade... com uma intensa provocação comparando Maradona a Pelé. Mas, contra a barulhenta torcida hermana, nada como a simpatia do Rei.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Pelé foi o convidado da estreia do programa 'La Noche Del 10', na TV argentina, comandado por Diego Maradona, com quem bateu uma bolinha, cantou e mostrou porque era o dono da bola.
É por isso que o luto é de todo amante ou não do futebol, mas imagine a dor dos torcedores do Santo, o clube onde a lenda Pelé se consagrou. As palavras nem foram necessárias, a homenagem veio nos pés do maior craque de todos.
Na Inglaterra, onde nasceu o 'football', todos os times manifestaram pesar pela morte de quem encarnou como ninguém o ideal esportista. Aliás, os grandes da Europa, onde Pelé nunca jogou, também homenagearam nosso eterno camisa 10.
O Cosmos, onde ele encerrou a carreira, nos Estados Unidos, também publicou nas redes sociais uma foto do sorriso tão companheiro da bola após os gols. Lá, Pelé não precisava só marcar, mas mostrar aos americanos que futebol é pura emoção.
Santos, Cosmos... Pelé transcendeu o clubismo. Os times brasileiros, tantas vezes vítimas do talento do rei, e que teriam amado ter tido o craque vestindo sua camisa, também reverenciaram o maior jogador da história. Lamentaram a morte, falaram de paz, descanso e lembraram que, na chuteira de um brasileiro, o futebol é mais que esporte, é arte.
Leia também: