Coreia do Norte lança míssil intercontinental em direção ao Japão
O aumento de testes balísticos está intensificando a tensão entre os norte-coreanos e os vizinhos do sul
Emanuelle Menezes
A Coreia do Norte lançou, nesta 5ª feira (3.nov), um míssil balístico intercontinental em direção ao Japão. Alarmes foram disparados em celulares, rádios e alto-falantes públicos, mas o míssil caiu no mar.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Na 4ª feira (2.nov), a Coreia do Sul acusou os norte-coreanos de dispararem mais de 20 mísseis em um único dia. O país do sul respondeu lançando três mísseis contra os vizinhos do norte.
A porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Adrienne Watson, disse em um comunicado que os disparos de mísseis balísticos é uma violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU.
"Este lançamento, além do lançamento de vários outros mísseis balísticos nesta semana, é uma violação flagrante de várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU e aumenta desnecessariamente as tensões e os riscos de desestabilizar a situação de segurança na região", afirmou Watson.
Um dos vinte mísseis disparados na 4ª feira pela Coreia do Norte caiu perto da fronteira marítima com a Coreia do Sul, acionando sirenes de ataque aéreo e forçando os moradores da ilha de Ulleung a evacuar.
Este é o 36º disparo feito pela Coreia do Norte apenas em 2022. O aumento de testes balísticos está intensificando a tensão com a Coreia do Sul, o Japão e os Estados Unidos, sobretudo em meio à ameaça de um teste nuclear.
*com informações da Associated Press