Rishi Sunak assume cargo de premiê do Reino Unido nesta 3ª feira
Político deve se encontrar com o rei Charles III para receber nomeação
Camila Stucaluc
O ex-ministro das Finanças Rishi Sunak assume o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido nesta 3ª feira (25.out). Um dia após ser anunciado como substituto de Liz Truss, que renunciou ao posto na última 5ª feira (20.out), o novo representante britânico encontra-se com o rei Charles III, no Palácio de Buckingham, para receber a nomeação.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Após o encontro, Sunak deve realizar o primeiro pronunciamento oficial como primeiro-ministro, em Downing Street. Ontem, o político já reconheceu o desafio em administrar o país, que sofre uma grande crise econômica. "Precisamos de estabilidade e unidade, e farei de minha maior prioridade unir nosso partido e nosso país", disse.
O novo nome ao ocupar a posição de premiê britânico acontece após a renúncia de Liz Truss, que ficou apenas 45 dias no poder. Em setembro, ela foi a escolhida para substituir Boris Johnson, que também renunciou ao cargo, em julho, devido a escândalos políticos. Com isso, o Reino Unido terá o terceiro primeiro-ministro desde as eleições gerais de 2019, quando o Partido Conservador conseguiu a maioria das cadeiras do Parlamento.
+ Zona do euro registra 4ª queda da atividade industrial
Filho de imigrantes de origem indiana, Sunak nasceu em 1980 em Southampton, na costa sul da Inglaterra. Ele cresceu em uma família de classe média, mas, graças aos esforços dos pais, conseguiu frequentar uma boa instituição de ensino. Após o ensino médio, Sunak estudou política, filosofia e economia na Universidade de Oxford.