Zelensky cobra investigação de bombardeiro em shopping de Kremenchuk
ONU já contabiliza 10,6 mil vítimas civis na Ucrânia
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky pediu uma investigação sobre o bombardeio no centro comercial de Kremenchuk, que deixou 18 mortos e 59 feridos. O apelo foi feito durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU na última 3ª feira (29.jun). Segundo o escritório da Organização para Direitos Humanos, até 26 de junho registrou-se mais de 10,6 mil vítimas civis no país, destes 4,7 mil mortos e 5,9 mil feridos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Zelensky argumentou que "quem realizou o ataque não podia deixar de saber que estava dirigindo um míssil em um centro comercial comum, como um dos muitos que existem em qualquer país do mundo". Ele também solicitou que um representante especial ou uma comissão autorizada vá para o local confirmar se o ataque realmente partiu dos russos, que negam a autoria.
A subsecretária-geral para Assuntos Políticos, Rosemary DiCarlo, cobrou análise de outros bombardeios aéreos, como em Kyiv, Odessa, Mykolaiv, Kharkiv e outras cidades que recebem o conflito entre o país e a Rússia. Dicarlos afirma que "as cenas lembram guerras mundiais, em que embates de artilharia em larga escala arrasam áreas industriais e milhares de civis são forçados a se esconder em porões ou fugir".
"Todos esses incidentes estão sendo investigados pela Comissão de Inquérito da ONU sobre a Ucrânia, que no início deste mês completou sua primeira missão ao país, incluindo a visita de Bucha, Irpin, Kharkiv e Sumy", afirma comunicado da Organização.