Publicidade
Mundo

Líderes da América Latina parabenizam Gustavo Petro por eleição na Colômbia

Presidente Jair Bolsonaro e Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai, ainda não se manifestaram

Imagem da noticia Líderes da América Latina parabenizam Gustavo Petro por eleição na Colômbia
Gustavo Petro e sua vice, após anúncio da vitória
• Atualizado em
Publicidade

Líderes de países da América Latina utilizaram as redes sociais para parabenizar o recém-eleito presidente da Colômbia, Gustavo Petro. Primeiro presidente de esquerda a ser escolhido pelos colombianos em eleição histórica neste domingo (19.jun), Petro, que já foi prefeito de Bogotá e atualmente é senador, derrotou o candidato da extrema-direita, Rodolfo Hernández. 

+ Gustavo Petro celebra vitória na Colômbia: "Dia de festa para o povo"

"O triunfo de Gustavo Petro é histórico", afirmou o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador. Classificando os conversadores colombianos como "tenazes" e "duros", Obrador parabenizou Petro e disse: "O triunfo de hoje pode ser o fim dessa maldição e a aurora para esse povo fraterno e digno. Parabéns."

O presidente chileno, Gabriel Boric, também utilizou o Twitter para informar que havia telefonado para o novo presidente colombiano para pabenizá-lo pela vitória junto com Francia Marquez - sua vice na chapa. "Alegria para a América Latina! Trabalharemos juntos pela unidade do nosso continente nos desafios de um mundo em rápida mudança. Seguimos!", escreveu Boric. 

Alberto Fernandez, presidente da Argentina, publicou uma foto de Petro com Francia Marquez e a legenda: "A vitória obtida por Gustavo Petro e Francia Marquez me enche de alegria com que culmina o processo eleitoral na Colômbia. Acabo de transmitir ao presidente eleito meus parabéns pela confiança que o povo colombiano depositou nele."

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Fernandez continua com uma mensagem sobre a importância da vitória de mais um candidato de esquerda na região. "Sua vitória valida a democracia e garante o caminho para uma América Latina integrada, neste momento que exige a máxima solidariedade entre os povos irmãos."

"Novos tempos estão à vista para este país irmão.", afirmou Nicolas Maduro, presidenta da Venezuela. "Felicito Gustavo Petro e Francia Márquez pela vitória histórica nas eleições presidenciais na Colômbia. Ouviu-se a vontade do povo colombiano, que saiu em defesa do caminho da democracia e da paz."

Miguel Díaz-Canel Bermúdez, presidente de Cuba, reiterou a disposição do seu país em desenvolver relações bilaterais com a Colômbia e parabenizou Petro. "Expresso minhas mais fraternas congratulações a Gustavo Petro por sua eleição como Presidente da Colômbia em uma histórica vitória popular. Reiteramos a disposição de avançar no desenvolvimento das relações bilaterais para o bem-estar de nossos povos."

Luis Alberto Arce, da Bolívia, parabenizou o povo colombiano. "Parabéns ao povo colombiano! Nossos parabéns ao irmão Gustavo Petro e à irmã Francia Marquez pela vitória de hoje nas urnas. A integração latino-americana é fortalecida. Juntamo-nos ao partido dos colombianos.Jallalla Colômbia!"

Pedro Castillo Terrones, presidente do Peru, afirmou que Petro pode contar com o apoio do Peru. "Acabei de ligar para Gustavo Petro para parabenizá-lo por sua histórica vitória democrática na Colômbia. Estamos unidos por um sentimento comum que busca melhorias de integração coletiva, social e regional para nossos povos. Irmão Gustavo, conte sempre com o apoio do Peru."

Mario Abdo, presidente do Paraguai, parabenizou Petro e o povo colombiano pelo seu compromisso democrático.

Presidente do Equador, Guillermo Lasso, parabenizou Petro por meio de telefonema e reiterou a disposição do seu governo em fortalecer a amizade e a cooperação entre os países. 

Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai, e o presidente Jair Bolsonaro (PL) não se manifestaram até a manhã desta 2ª feira (20.jun).

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade