Bem-estar animal: touros estão proibidos na maior tourada do mundo
Justiça mexicana se baseia em leis de direitos animais e humanos e cria polêmica milionária
Pablo Valler
Os touros estão proibidos de entrar na maior arena de touradas do mundo, que fica na capital mexicana. Os portões estão fechados desde o último fim de semana, após uma decisão do juiz Jonathan Bass, datada do fim de maio. A ação civil foi protocolada por uma associação chamada Justiça Justa.
"A sociedade está interessada no respeito à integridade física e emocional de todos os animais porque são seres vivos que fazem parte dos ecossistemas e, assim, contribuem com os benefícios ambientais que são essenciais para o ser humano", afirmou o juiz na ocasião.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O argumento é de que as touradas violam o direito "a um meio ambiente saudável", o que seria uma violação dos direitos humanos - essa relação entre meio ambiente e direitos humanos já foi incorporada pelo Judiciário mexicano. Entretanto, segundo a advogada Mariana Ruiz Albarrán, a decisão não é definitiva.
Porém, "enquanto não houver uma decisão final, as portas da arena da Monumental Praça de Touros México ficam fechadas", atestou o juiz.
+ Nina, onça-pintada mais velha do Brasil morre aos 25 anos em Brusque (SC)