"Não permitiremos que Putin destrua a Europa", diz Comissão Europeia
Grupo deve impor um pacote de sanções contra a Rússia para prejudicar o financiamento militar
SBT News
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou, nesta 5ª feira (24.fev), que o bloco não "permitirá que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, destrua a segurança e arquitetura da Europa". A declaração foi feita horas após o líder russo iniciar uma operação militar especial na região de Donbass, no leste da Ucrânia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Condenamos a agressão militar sem precedentes da Rússia contra a Ucrânia. Não permitiremos que o Presidente Putin destrua a arquitetura de segurança da Europa. Ele não deve subestimar a determinação e a força de nossas democracias. A União Europeia apoia a Ucrânia e o seu povo. A Ucrânia prevalecerá", declarou von der Leyen.
Segundo ela, o grupo irá impor, ainda hoje, um pacote de sanções estratégicas contra a Rússia, tendo como alvo o setor econômico. "Vamos congelar os ativos russos na União Europeia e impedir o acesso dos bancos russos ao nosso mercado financeiro. Isso foi projetado para prejudicar a capacidade de Moscou para financiar a guerra".
+ Ucrânia impõe lei marcial e continua tentando negociações com Rússia
Von der Leyen ressaltou ainda que o alvo da Rússia não é apenas a Ucrânia, mas também a estabilidade da Europa e a ordem internacional de paz.
Leia também
+ Biden: "Rússia é responsável pela morte e destruição que este ataque trará"
+ União Europeia impõe sanções contra a Rússia após avanço na Ucrânia
+ Brasil não deve reconhecer regiões separatistas da Ucrânia, diz Mourão
+ Ucrânia prepara decreto de estado de emergência e recruta reservistas