Europa prepara projeto para vetar produtos procedentes de áreas de desmatamento
Iniciativa acontece durante impasse para a ratificação do acordo comercial entre União Europeia e Mercosul
SBT News
O poder Executivo da União Europeia (UE) deve apresentar nos próximos dias um projeto para proibir a importação de produtos procedentes de áreas de desmatamento. Segundo o texto, itens como carne bovina e cacau, por exemplo, só terão acesso ao mercado da UE caso comprovem que não estão colaborando com a destruição das florestas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Esperamos uma proposta forte da Comissão Europeia, que será apoiada pelo Europarlaento", disse o presidente da Comissão de Meio Ambiente do Legislativo da UE, Pascal Canfin. Conforme a proposta, o bloco poderá usar imagens de satélite para verificar a veracidade das declarações dos produtores.
+ Crise climática impacta no formato do corpo de pássaros, diz estudo
A iniciativa chega durante um certo impasse para a ratificação do acordo comercial entre a UE e Mercosul, sobretudo por conta do crescimento do desmatamento e das queimadas na Amazônia, que são feitas, muitas vezes, para abrir espaço para plantios ou criação de gados. No último dia 4, por exemplo, o sistema DETER-B, do Instituto de Pesquisas Espaciais, divulgou que a destruição da floresta na Amazônia em outubro chegou a 796km², cerca de 80 mil campos de futebol.