"Já era hora de acabar com essa guerra", diz Biden sobre Afeganistão
Presidente fez primeiro pronunciamento após retirada das tropas americanas do país
SBT News
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez, nesta 3ª feira (31.ago), seu primeiro discurso após a conclusão da retirada das tropas americanas do Afeganistão. Segundo Biden, "já era hora de acabar com essa guerra".
Depois de 20 anos de ocupação, os últimos militares americanos deixaram o país asiático na 2ª feira (30.ago) -- um dia antes do prometido pelo presidente dos EUA. "É hora de olhar para o futuro, não para o passado", disse Biden, acrescentando que se recusava a abrir uma nova década de guerra no Afeganistão
O presidente ainda afirmou que vai "garantir que o Talibã cumpra com o que prometeu" e que manterá a luta contra o terrorismo: "Jamais vamos esquecer, jamais vamos perdoar".
Em seu discurso, Biden também assumiu a responsabilidade pela decisão de retirar as tropas do país, pontuando que não iria estender essa guerra sem fim.
Nos últimos 17 dias, se iniciou a operação de retirada das tropas americanas e os últimos agentes deixaram o aeroporto de Cabul na 2ª feira (30.ago). O presidente aponta que já foram retirados 120 mil cidadãos americanos em segurança e diz que a operação obteve "sucesso extraordinário".