Publicidade
Mundo

ONU: ataques israelenses em Gaza podem ser considerados crimes de guerra

Michelle Bachelet disse que Hamas e Israel violaram lei humanitária

Imagem da noticia ONU: ataques israelenses em Gaza podem ser considerados crimes de guerra
Foto: ONU / Jean Marc Ferré
• Atualizado em
Publicidade

Michelle Bachelet, alta comissionaria dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou nesta 5ª feira (27.mai) que os ataques israelenses letais em Gaza podem ser considerados crimes de guerra e que o grupo Hamas violou a lei humanitária internacional ao lançar foguetes contra Israel.

Segundo Bachelet, foram contabilizadas 270 mortes de palestinos em Gaza, Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, boa parte na região controlada pelo Hamas, em Gaza.

Em sessão especial do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada a pedido de Estados muçulmanos, Bachelet apontou as razões para a possibilidade de crimes de guerra.

"Apesar das afirmações de Israel de que muitos dos edifícios [em Gaza] estavam abrigando grupos armados ou sendo usados para propósitos militares, não vimos indícios a esse respeito. Se considerados indiscriminados e desproporcionais, tais ataques podem constituir crimes de guerra", disse.

A alta comissionaria também pediu ao Hamas que não dispare foguetes indiscriminadamente contra Israel.

"Cada um desses foguetes constitui um crime de guerra", declarou.

O fórum, composto de 47 membros, recebeu a solicitação dos Estados muçulmanos para que uma comissão de inquérito seja criada para investigar possíveis crimes de guerra e determinar as responsabilidades.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade