Óleo de cozinha é usado em voo teste da Air France
Biocombustível foi usado em voo entre Paris e Montreal e consumiu 25% menos que o tradicionalmente usado
A companhia aérea Air France realizou o primeiro voo intercontinental usando combustível com óleo de cozinha em sua composição, na última 3ª feira (19.mai).
Partindo de Paris com destino a Montreal, no Canadá, a aeronave Airbus A350 deixou de emitir 20 toneladas de dióxido de carbono. O voo de teste utilizou biocombustível composto por 16% de óleo para fritar. A novidade também rende mais: o voo consumiu 25% menos combustível que o tradicionalmente usado.
Segundo a Air France, o combustível representa um custo adicional de 4 euros por passageiro (R$ 25,86 na conversão do dia) no trecho de teste. A empresa, portanto, está incentivando o uso da tecnologia por outras companhias aéreas.
A empresa estuda estratégias para utilizar somente biocombustíveis em voos nas próximas décadas e a legislação francesa é grande aliada já que determina o uso do biocombustível na taxa de 1% em todos os voos que decolarem do país, a partir de 2022. . Em três anos, esse número subirá para 2% e em 2030 chegará a 5%, o que indica que aos poucos será uma prática adotada por outras empresas do setor da aviação comercial.