Trump é declarado culpado em processo envolvendo atriz pornô
Ex-presidente dos EUA é o primeiro do país julgado criminalmente
Iris Tavares
O júri popular de Nova York — formado por sete homens e cinco mulheres — decidiu pela condenação de Donald Trump nesta quinta-feira (30). Esta é a primeira vez na história dos Estados Unidos que um ex-presidente do país é julgado e considerado culpado criminalmente.
Para a decisão, todos os 12 jurados precisaram concordar. Caso eles não conseguissem chegar em um consenso, o juiz analisaria a opção de anular o julgamento, que durou mais de cinco semanas.
No entendimento dos jurados, Trump falsificou registros financeiros empresariais ao comprar o silêncio da ex-atriz pornô Stormy Daniels.
Segundo Daniels, os dois tiveram um caso no passado e, para evitar o vazamento da traição durante a campanha presidencial de 2016, ele pagou US$ 130 mil a ela.
Durante o julgamento criminal, que iniciou em 15 de abril deste ano, mais de 20 testemunhas foram ouvidas pelos doze jurados em 16 dias.
A sentença será lida pelo juiz
Acusações:
O pagamento pelo silêncio da atriz pornô não é um crime, mas o Ministério Público afirma que Trump registrou o pagamento como se fossem honorários do advogado Michael Cohen.
De acordo com as investigações, o pagamento para Stormy Daniels foi feito por meio de Cohen, que reembolsou o dinheiro quando Donald Trump foi eleito, em 2017.
As 34 acusações foram divididas em diferentes instâncias:
- 11 acusações sobre as faturas falsas para honorários advocatícios de Cohen;
- 11 acusações em torno dos cheques emitidos por Trump ou usando seus fundos para reembolsar o Cohen;
- 12 acusações em relação aos vouchers contábeis de reembolsos.
Ainda não há previsão de quando a sentença vai sair. Mas vale ressaltar que cada uma das 34 acusações acarreta uma pena máxima de 4 anos.