Pesquisa aponta que 'Paradas do Orgulho LGBTQIA+' são importantes para 70% dos brasileiros
Segundo o estudo, as mulheres são as que mais reconhecem a relevância da realização dos eventos da diversidade
Sete em cada dez brasileiros reconhecem a relevância das lutas pela visibilidade dos direitos da população LGBTQIAPN+. Na véspera do mês da diversidade, uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e QuestionPro aponta que as “Paradas do Orgulho LGBT” são importantes para 70% dos brasileiros.
Segundo o estudo, as mulheres são as que mais consideram importante a realização das paradas da diversidade. Em São Paulo, a parada acontece neste domingo (02) na Avenida Paulista.
O levantamento mostra ainda que a geração Z — dos 18 aos 29 anos — em comparação com a geração baby boomer — maiores de 60 anos — é a que mais reconhece a relevância dos eventos.
No total, foram entrevistados 1.500 pessoas de todo o país do dia 13 ao dia 24 de maio.
Análise por gênero e faixa etária:
Mulheres: 73% consideram importante
Homens: 62% acham importante
Geração baby boomer: 61% acham importante
Geração Z: 77% consideram importante
A pesquisa também abordou a percepção da população sobre a legitimidade das manifestações políticas a favor da diversidade: 63% dos entrevistados as enxergam como manifestações legítimas, enquanto 37% as rotulam apenas como "bagunça".
Em outra frente, em relação a identidade de gênero e orientação sexual, o estudo mostra que 91% dos brasileiros concordam que o tema é mais debatido nos dias atuais em comparação com o as décadas passadas.