Senacon notifica operadoras de planos de saúde por cancelamentos unilaterais
20 operadoras e associações receberam um prazo de 10 dias para enviarem esclarecimentos
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), pediu explicações para as operadoras de planos de saúde sobre os cancelamentos unilaterais feitos nos últimos dias.
O sistema ProConsumidor registrou 231 reclamações, enquanto o Sindec Nacional contabilizou 66 ocorrências, e a plataforma consumidor.gov.br recebeu 1753 queixas sobre o tema.
"A Senacon está empenhada em garantir que as operadoras de saúde respeitem os direitos dos consumidores, proporcionando transparência e segurança. Estamos tomando medidas rigorosas para assegurar que esses abusos sejam coibidos e que os beneficiários tenham suas necessidades atendidas com dignidade e respeito", afirmou Wadih Damous, secretário Nacional do Consumidor.
As operadoras receberam um prazo de até 10 dias para enviarem esclarecimentos à Senacon.
Veja os planos e associações notificados:
- Unimed nacional
- Bradesco Saúde
- Amil
- SulAmérica
- Notre Dame Intermédica
- Porto Seguro Saúde
- Golden Cross
- Hapvida
- GEAP Saúde
- Assefaz
- Omint
- One Health
- Prevent Senior
- Assim Saúde
- MedSênior
- Care Plus
- Unidas - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde
- FenaSaúde - Federação Nacional de Saúde Suplementar
- Abramge - Associação Brasileira de Planos de Saúde
- Ameplan - Associação de Assistência Médica Planejada