Gabriel Monteiro é denunciado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro
Ex-vereador é acusado de invasão a instituições; denúncia foi enviada à Justiça no dia 29 de abril

Iris Tavares
O ex-vereador Gabriel Monteiro foi denunciado à Justiça pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) por invadir, pelo menos, três instituições sem ordem judicial, aviso prévio ou autorização da direção. A 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada da Capital enviou a acusação para a 36ª Vara Criminal da Capital, no último dia 29.
Segundo o MPRJ, nos casos citados no documento, Gabriel Monteiro se aproveitou do momento em que funcionários abriram o portão para prestar informações, e invadiu os locais.
Todas as invasões ocorreram à noite. Ainda de acordo o MP, o ex-vereador sempre estava acompanhado de uma equipe de filmagem e, em dois casos, com homens armados.
A denúncia destaca que Gabriel Monteiro chegou a invadir um dormitório no qual se encontravam meninas, adolescentes e um bebê acolhido, de ano e meio, que se assustou com as câmeras e chorou "compulsivamente" durante a confusão.
Em maio de 2023, o MPRJ já havia denunciado Gabriel Monteiro por perseguição e desacato a superior e, em 2022, por importunar e assediar sexualmente sua ex-assessora e por filmar relação sexual com uma adolescente de 15 anos.
Gabriel Monteiro está preso desde novembro de 2022 pelo crime de estupro. Segundo as investigações, em julho do mesmo ano, o ex-vereador estuprou uma mulher depois de deixar uma casa noturna.