Lançamento do foguete Hanbit-Nano no Maranhão está previsto para esta sexta-feira; assista
Missão comercial pode marcar estreia do Brasil no mercado global de lançamentos orbitais


SBT News
com informações da Agência Brasil
O lançamento do foguete Hanbit-Nano, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, está previsto para as 21h30 desta sexta-feira (19).
Inicialmente, o lançamento estava programado para quarta-feira (17), mas foi adiado após a identificação de problemas técnicos durante a etapa final de averiguação dos sistemas.
Segundo informações, foi detectada uma anomalia em parte do sistema de refrigeração do oxidante do combustível. Diante da situação, a empresa responsável decidiu adiar a operação para realizar a substituição dos componentes necessários.
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), que conduzirá a operação, a janela de lançamento permanece aberta até o dia 22 de dezembro.
Este será o primeiro lançamento de um foguete comercial à órbita terrestre realizado em território brasileiro. Caso a missão seja bem-sucedida, o feito marca a estreia do Brasil nesse mercado global, com o Centro de Lançamento de Alcântara em posição estratégica no globo, o que pode aumentar a competitividade do país no setor espacial.
No lançamento previsto para esta sexta-feira, a empresa Innospace, uma startup da Coreia do Sul, pretende colocar satélites em órbita baixa da Terra, a aproximadamente 300 quilômetros de altitude.









