Moraes vota para condenar mais oito réus por atos golpistas do 8 de janeiro
Ministros propôs penas de três a 17 anos de prisão e multa de R$ 30 milhões por danos morais coletivos
Camila Stucaluc
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou, nesta 6ª feira (13.out), para condenar mais oito réus pelos atos golpistas de 8 de janeiro. O magistrado, relator do caso, propôs penas que variam de três a 17 anos de prisão, conforme participação nos atos, além do pagamento de R$ 30 milhões por danos morais coletivos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os casos serão analisados em plenário virtual, ou seja, sem debates, até o dia 20 de outubro. São julgados Fernando Kevin Da Silva de Oliveira Marinho, Raquel De Souza Lopes, Felipe Feres Nassau, Cibele Da Piedade Ribeiro Da Costa Mateos, Charles Rodrigues Dos Santos, Orlando Ribeiro Junior, Gilberto Ackermann e Fernando Placido Feitosa.
Todos os réus são acusados de participação direta na invasão aos prédios dos Três Poderes, em Brasília. As denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR) listam cinco crimes: associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e deterioração de patrimônio tombado.
+ STF rejeita recurso de Bolsonaro contra multa do TSE por reunião com embaixadores
Até o momento, o STF já condenou seis pessoas pela participação nos atos golpistas, com penas que variam de 12 a 17 anos. A primeira sessão aconteceu presencialmente, enquanto a outra, em plenário virtual. Uma outra sessão, com mais seis réus, também está sendo analisada em sessão virtual, prevista para terminar dia 16 de outubro.