Publicidade
Justiça

STJ retoma julgamento da Selic para correção de dívidas civis

Pedido de vistas havia suspendido votação. Relator é contra a mudança que beneficiaria inadimplentes

Imagem da noticia STJ retoma julgamento da Selic para correção de dívidas civis
STJ retoma julgamento da Selic para correção de dívidas civis
• Atualizado em
Publicidade

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) retoma nesta 4ª feira (15.mar) o julgamento do recurso que se for aceito pode beneficiar quem tem contas em atraso. Os ministros vão decidir se a taxa Selic poderá ser aplicada  para a correção de dívidas civis, em vez do modelo de correção monetária somada aos juros de mora. O relator, ministro Luis Flipe Salomão é contra.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O ministro Raul Araújo, que pediu vista do processo na sessão do dia 1º deste mês, deve apresentar o voto. No relatório, Salomão destacou uma análise dos dados da taxa Selic de 2002 a 2021 e apontou, entre outros detalhes, que a soma dos acumulados mensais da taxa é menor que a soma dos acumulados anuais, e que os dois são muito menores que a taxa Selic acumulada em 20 anos.

"A soma dos 240 acumulados mensais da taxa Selic, de 2002 a 2021 (219,5%), é inferior à variação do IPCA no mesmo período (237,6%), de modo que a taxa Selic nem sequer recompôs a desvalorização da moeda verificada nesses 20 anos", fundamentou o ministro.

Leia Mais:

+ Justiça bloqueia mais de 250 sites de streaming pirata

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade