Publicidade
Justiça

Combate à Desinformação: Supremo lança programa "STF na Escola"

Objetivo é informar crianças e adolescentes sobre o papel da Corte e resgatar credibilidade na sociedade

Imagem da noticia Combate à Desinformação: Supremo lança programa "STF na Escola"
Rosa Weber
• Atualizado em
Publicidade

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), minista Rosa Weber, lançou nesta 2ª feira (27.fev), para reitores de universidades e representantes de instituições da área de educação, o programa "STF na Escola". A iniciativa tem como objetivo aproximar o Supremo da sociedade por meio da visitação a escolas públicas e privadas do Distrito Federal. A iniciativa faz parte do Programa de Combate à Desinformação desenvolvido pela Suprema Corte.

"O poder judiciário vem buscando caminhos para combater a desinformação como um todo, e não é tarefa fácil. O próprio Supremo Tribunal Federal, há alguns anos, virou alvo. Algumas decisões desta Corte foram deturpadas, quando não inventadas manifestações atribuídas à ministros, alimentando a desconfiança de modo hostil. Esse quadro preocupante torna-se mais grave diante da constatação de que grande parte dos detratores, sequer conhece o papel desempenhado pelo Supremo Tribunal Federal", ressaltou a presidente do STF, Rosa Weber. 

Na abertura do programa, a magistrada pontuou que o projeto do STF está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na agenda 2030, entre eles, assegurar a educação de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida; promover sociedades pacíficas e inclusivas para desenvolvimento sustentáel e proporcionar o acesso a justiça para todos. 
 
O projeto de educação cidadã, voltado especialmente para crianças e adolescentes, visa oferecer informações sobre a Suprema Corte, a Constituição Federal e a democracia de forma didática e simples. O "STF na Escola" vai desde a educação midiática e treinamento de servidores das instituições de ensino até projetos de extensão em comunidades atendidas pelas universidades.

Após as palestras, as escolas do Distrito Federal serão convidadas a visitar as instalações do Supremo, aproximando ainda mais os estudantes da instituição. Entre o material didático está uma cartilha para crianças, com informações sobre o Poder Judiciário e o Supremo. Todas as ações serão realizadas sem custos para a Corte, com a atuação de voluntários e servidores.

Presidente do Supremo, Rosa Weber, recebe reitores e representantes da Educação no STF | Reprodução
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade