STF rejeita pedido da Turquia para extradição de empresário
Governo turco acusa Yakup Sagar de terrorismo; ele está no Brasil desde 2016
SBT News
O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou nesta 5ª feira (05.abr) o pedido da Turquia para extradição do empresário Yakup Sagar. O governo turco acusa ele de atentar contra a ordem no país e é considerado terrorista pelo presidente Recep Tayyip Erdogan.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Sagar está no Brasil desde 2016 e possui loja de confecções no Brás, em São Paulo. A defesa do empresário alega que ele é alvo de perseguição política e fugiu para o Brasil com medo de ser assassinado. Em 2020, o STF decretou a prisão preventiva do turco para fins de extradição, mas meses depois ele ganhou o direito de responder ao processo em liberdade.
O ministro Alexandre de Moraes, que votou para negar a extradição, afirmou que o governo da Turquia é acusado de perseguir juízes e praticar prisões sumárias e que não há garantias de que o julgamento seja realizado com imparcialidade. Além disso, os turcos não teriam apresentado condutas ilegais do empresário.
"Esse conturbado momento político vivenciado no Estado turco, que revela essas instabilidades institucionais e essa perseguição à autonomia e independência do Judiciário, não se pode permitir o deferimento da extradição", afirmou Moraes. Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Dias Toffoli também votaram contra a extradição.
*com informações da Agência Brasil
Leia também: