Publicidade
Justiça

72% dos indígenas já estão vacinados contra a covid, diz governo ao STF

Integrante da corte participou de audiência com os ministros Marcelo Queiroga e Braga Netto

Imagem da noticia 72% dos indígenas já estão vacinados contra a covid, diz governo ao STF
Profissional da saúde se prepara para aplicar vacina no braço de indígena (Marcos Fabricio/Prefeitura de Maricá)
• Atualizado em
Publicidade

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta 3ª feira (22.jun) ao ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que o governo adotou toda a proteção possível aos povos indígenas e que 72% desses indivíduos já receberam duas doses de imunizantes contra a covid-19.

O magistrado é relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) que pede mais proteção aos indígenas durante a pandemia e participou nesta 3ª de audiências com representantes de comunidades e do Executivo federal, visando ao avanço de medidas de preseração da vida e da saúde dos povos indígenas.

+ "É a casa do povo, mas indígenas não entram", diz deputada indígena

No início da tarde, por videoconferência, Barroso conversou com lideranças das comunidades Munduruku e Yanomami. Estas relataram dificuldades e riscos para a segurança provocados pela presença de invasores em suas áreas, além de reforçarem a importância do STF para sua proteção. 

Posteriormente, acompanhado do ministro da Defesa, o general Braga Netto, e do advogado-geral da União, André Mendonça, Queiroga compareceu ao gabinete de Barroso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na ocasião, foi tratado o cumprimento de decisões proferidas na ADPF, e Braga Netto disse ainda que não há mais problemas orçamentários e que as Forças Armadas apoiarão a Polícia Federal (PF) para a execução do Plano Sete Terras Indígenas, cujo objetivo é isolar invasores.

Após o encontro, o ministro do STF agradeceu a colaboração das pastas. Para ele, estas são indispensáveis para a preservação da vida e da saúde das comunidades indígenas. Se referindo aos povos nativos, Barroso pontuou: "para além das questões humanitárias, temos o dever moral de protegê-los".

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade