Tribo indígena do Brasil se tornou a mais ameaçada do mundo
Publicidade
Uma ONG na Inglaterra lançou uma campanha, apoiada pelo ator Colin Firth, para ajudar os "Awá", um povo nômade que vive no norte do Maranhão e agora considerada a mais ameaçada do mundo. A ONG, com sede em Londres, defende tribos isoladas no mundo inteiro.
A diretora - escocesa- da Survival Internacional, frequenta o Brasil há 25 anos e alerta sobre a situação da tribo. "O governo brasileiro tem que tirar todos os invasores lá. Eles estão lá ilegalmente. O território awá já foi demarcado e homologado", afirma a diretora.
Quanto mais destaque o Brasil tiver no cenário internacional, mais frequentes serão as cobranças. Na Inglaterra, o que muitas pessoas perguntam, é como o Brasil, um país que agora tem uma economia tão forte ainda não conseguiu resolver problemas que, para eles, são básicos.
A Reserva dos Awá, que era florestada na década de 1980, atingiu um nível alarmante - devido aos grileiros que invadiram a região em busca de árvores e terra - a diminuição foi de 30%.
A diferença em relação aos outros índios com os mesmos problemas é que eles são poucos, 355. Número muito pequeno, perto dos milhões do lucro que é tirado da floresta.
Publicidade