ENGANOSO: Urnas não foram fraudadas em sindicato no interior de SP
Carga e lacração de urnas é feita na sede de sindicato por falta de espaço em cartório eleitoral
ENGANOSO | É enganoso vídeo que viralizou nas redes sociais em que uma mulher insinua que funcionários da Justiça Eleitoral estariam fraudando urnas eletrônicas durante procedimento de carga e lacração em Itapeva, interior de São Paulo. O procedimento faz parte do processo eleitoral e, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, é realizado desde 2014 na sede de um sindicato, que fica ao lado do Cartório Eleitoral de Itapeva, por falta de espaço no cartório.
O QUE FOI INVESTIGADO?: No vídeo, uma mulher grava o trabalho de servidores do Cartório Eleitoral de Itapeva e terceirizados da Justiça Eleitoral, na cidade de Itapeva, interior de São Paulo. Na legenda do vídeo, eles afirmam: "Urnas eletrônicas dentro do Sindicato do PT -- Itapeva/SP".
Onde foi publicado: O vídeo viralizou nas redes sociais e foi encontrado no canal Transparência Itanhaém, do YouTube.
Alcance da publicação: A publicação no YouTube Shorts do Transparência Itanhaém continha 8,7 mil curtidas e mais de mil comentários. O canal excluiu o vídeo após repercussão da nota do TRE-SP.
O que diz o autor da publicação: Procurado, o proprietário do canal no YouTube informou que recebeu o vídeo de outro perfil e que compartilhou por considerar estranho o local onde as urnas estavam sendo preparadas.
CONCLUSÃO DA VERIFICAÇÃO
É enganoso vídeo divulgado nas redes sociais que afirma que urnas eletrônicas estavam sendo preparadas dentro de "Sindicato do PT". O vídeo foi gravado por uma mulher dentro do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção, do Mobiliário, Cimento, Cal, Gesso e Montagem Industrial (Sinticom), de Itapeva, no interior de São Paulo.
Nele, ela faz alegações enganosas sobre as urnas eletrônicas, questionando servidores da Justiça Eleitoral e terceirizados, levantando suspeitas sobre o que eles faziam ali.
O trabalho realizado no momento era de carga e lacração das urnas eletrônicas e não há registro de irregularidades. De acordo com nota do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, por falta de espaço físico no ambiente do Cartório Eleitoral de Itapeva -- 53ª zona eleitoral, foi requisitado por ofício a área do Sinticom, que fica no imóvel ao lado do cartório. Ainda segundo o TRE-SP, essa prática é adotada desde 2014.
Segundo reportagem do portal de notícias G1, os servidores do Cartório Eleitoral de Itapeva registraram um boletim de ocorrência no dia 25 de setembro após serem ameaçados por uma moradora da cidade.
Para o SBT News De Fato, é enganoso todo conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.
Saiba mais:
- Conheça o SBT News De Fato, o núcleo de checagem de fatos do SBT
- Desconfiou de um conteúdo? Envie para o Instagram, Facebook ou TikTok do SBT News
- Envie sua denúncia para o e-mail defato@sbt.com.br
- Acesse o Projeto Comprova no SBT e SBT News
- Leia as últimas notícias no portal SBT News
COMO VERIFICAMOS?
Para fazer a verificação procuramos, inicialmente, pelas palavras-chave "Urnas" e "Itapeva" no Google. Assim, foi possível encontrar notícias sobre o boletim de ocorrência registrado pelos servidores do Cartório Eleitoral de Itapeva, no G1 e no site de notícias Jota.
A partir das buscas, tivemos acesso também ao boletim de ocorrência, emitido pela Delegacia Seccional de Itapeva, e a nota divulgada pelo TRE-SP.
Com a informação do TRE-SP de que o prédio do Sinticom era ao lado do Cartório Eleitoral, procuramos pelo endereço dos dois imóveis no Google Street View.
Por que investigamos
O SBT News De Fato investiga conteúdos suspeitos que viralizaram nas redes sociais sobre as eleições de 2022. Conteúdos falsos ou enganosos que envolvem candidatos podem influenciar na compreensão da realidade e na imagem construída pelos eleitores sobre o político. A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis.
SBT News De Fato
O SBT News De Fato é o serviço de checagens, verificação de fatos e educação midiática do SBT. O objetivo é ser um núcleo de orientação e de informações ao público em relação ao conteúdo espalhado e distribuído na internet e pelas redes sociais. Nesta primeira fase, o grupo atua no combate a desinformação durante o período das eleições gerais deste ano. A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis. Por isso, o SBT News De Fato conta com uma equipe de jornalistas profissionais do SBT, regionais e afiliadas. São eles: SBT SP, SBT Rio, SBT Pará, SBT RS, SBT DF, TV Aratu (BA), SBT MT (MT), TV Tambaú (PB), TV Jornal (PE), Jornal do Commercio (PE), TV Allamanda (RO), TV Norte (AM, AC e RR), TV Cidade Verde (PI) e TV Ponta Verde (AL). Clique aqui e saiba mais.
>> Emanuelle Menezes é jornalista no SBT e SBT News
Você também pode se interessar por:
- O que é deepfake?
- Política de A a Z: os termos que você precisa conhecer
- O que é educação midiática e qual é a importância para o jornalismo?
- Compartilhar conteúdo falso ou enganoso pode virar caso de polícia
- Como o TSE age no combate à desinformação nas eleições