Putin deixará a Rússia pela primeira vez desde o início da guerra
Presidente russo viajará a duas ex-repúblicas soviéticas: Tadjiquistão e Turcomenistão
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, deixará o país pela primeira vez desde que ordenou a invasão do território ucraniano, em fevereiro. Nesta semana, ele passará por duas nações que ajudavam a compor a União Soviética: Tadjiquistão e Turcomenistão. As viagens serão realizadas na 3ª feira (28.jun) e 4ª feira (29.jun), respectivamente.
+ Leia as últimas notícias de Mundo no portal SBT News
As viagens internacionais de Putin serão para ele conversar com os dois presidentes locais. No Tadjiquistão, ele tem reunião agendada com Emomali Rahmon, que está no poder desde o colapso da União Soviética, em 1992. No dia seguinte, em terras do Turcomenistão, o político russo deverá manter diálogos com Serdar Berdimuhamedow.
Na segunda etapa da viagem, de acordo com a agência russa de notícias Tass, Putin se encontrará com outras lideranças da região. No evento, são esperados representantes de países como Azerbaijão, Cazaquistão e Irã.
Visita a Belarus
A semana deverá acabar com Putin visitando outro país aliado da Rússia. Ele deverá ficar em Belarus de 30 de junho a 1º de julho. O país, que também é uma ex-república soviética, é presidido desde 1994 por Aleksandr Lukashenko. Desde o início da guerra na Ucrânia, Belarus tem servido de base para tropas russas.