Hezbollah lança 250 foguetes contra Israel e deixa 7 feridos
Ataques deste domingo (24) são resposta a bombardeios contra o Líbano que mataram 29 pessoas no sábado; tensão na região aumenta com represália israelense
SBT News
O Hezbollah lançou cerca de 250 foguetes contra Israel neste domingo (24), ferindo sete pessoas, em uma das maiores ofensivas recentes do grupo militante. A ação foi uma resposta aos ataques israelenses fatais em Beirute, enquanto negociadores tentavam um cessar-fogo para evitar uma guerra total. Alguns foguetes atingiram Tel Aviv, no coração de Israel.
Em resposta, Israel realizou um ataque a um centro militar no sudoeste do Líbano, entre Tiro e Naqoura, matando um soldado libanês e ferindo outros 18, segundo os militares libaneses. O exército israelense lamentou o ocorrido, afirmando que o alvo estava em uma zona de combate contra o Hezbollah.
+ ONU critica acordo da COP29 para combater mudanças climáticas: "Esperava resultado mais ambicioso"
Segundo autoridades de Israel, as forças armadas do país conseguiram interceptar cerca de 70 foguetes. No sábado (23), ataques de Israel contra Beirute deixou 29 mortos.
Desde o início do conflito entre Israel e Hezbollah, mais de 40 soldados libaneses morreram, embora o exército do Líbano tenha se mantido neutro. O primeiro-ministro interino do Líbano, Najib Mikati, criticou o ataque, alegando que ele minava os esforços de cessar-fogo liderados pelos Estados Unidos.
Escalada do conflito
O Hezbollah intensificou os ataques após a ofensiva do Hamas em outubro de 2023, justificando suas ações como solidariedade aos palestinos. O Irã apoia ambos os grupos armados. Em setembro, o conflito escalou para uma guerra total com ataques aéreos israelenses em grande parte do Líbano, resultando na morte de Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah, e de outros comandantes.
O serviço de resgate israelense Magen David Adom atendeu sete feridos, incluindo um homem de 60 anos em estado grave. Em Petah Tikva, perto de Tel Aviv, um homem de 23 anos foi levemente ferido, enquanto uma mulher de 70 anos sofreu inalação de fumaça. Em Haifa, um foguete danificou um prédio residencial, colocando-o em risco de colapso.
*Com informações da Associated Press