Conselheiro de Zelensky critica fala de Lula à Time sobre guerra
Mykhailo Podolyak afirmou que declaração do político é uma tentava de distorcer a verdade
O principal conselheiro do presidente Volodymyr Zelensky, Mykhailo Podolyak, utilizou as redes sociais, na 5ª feira (5.mai), para criticar as declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à revista Time sobre a guerra. Na publicação, o assessor enfatizou que a Rússia atacou o território ucraniano traiçoeiramente e que as tropas inimigas estão assassinando civis.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O ex-presidente brasileiro Lula da Silva fala sobre a culpa da Ucrânia ou do Ocidente na guerra. Essas são tentativas russas de distorcer a verdade. É simples: a Rússia atacou traiçoeiramente a Ucrânia, a guerra está apenas no território da Ucrânia, a Rússia mata massivamente civis. Guerra clássica de destruição e ocupação", escreveu Podolyak.
?? ex-president Lula da Silva talks about the guilt of ?? or the West in the war. These are ?? attempts to distort the truth. It's simple: ?? treacherously attacked ??, the war is only on the territory of ??, ?? massively kills civilians. Classic war of destruction & occupation.
? ??????? ??????? (@Podolyak_M) May 5, 2022
A declaração se refere à fala de Lula sobre Zelensky, na qual diz que o presidente ucraniano é tão culpado pelo conflito militar quanto o líder russo Vladimir Putin. O petista disse ainda que o comportamento do líder ucraniano era esquisito e que parecia que ele estava fazendo parte de um espetáculo.
"Ele [Zelenksy] quis a guerra. Se ele não quisesse a guerra, ele teria negociado um pouco mais. É assim. Eu fiz uma crítica ao Putin quando estava na Cidade do México, dizendo que foi errado invadir. Mas eu acho que ninguém está procurando contribuir para ter paz. As pessoas estão estimulando o ódio contra o Putin. Isso não vai resolver. É preciso estimular um acordo", argumentou Lula à revista norte-americana.
+ Lula: "Tentaremos evitar que os Correios e Eletrobras sejam privatizadas"
A fala do ex-presidente também chegou à Embaixada da Ucrânia no Brasil, que informou, na 4ª feira (4.mai), que pretende marcar uma reunião com o político e o encarregado de Negócios da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, para esclarecer a posição do país. Em nota, o órgão diplomático afirmou que tem motivos para acreditar que "o senhor Lula está mal informado sobre os motivos da guerra".