Lula escolhe advogado para integrar Tribunal que julgará cassação de Moro
Nomeação deverá ser publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (8)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu o advogado José Rodrigo Sade para ser desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A nomeação deve ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (8) e, com ela, ficará completo o quórum para votação do pedido de cassação do mandato do senador Sergio Moro (União-PR).
+ Wajngarten diz que Bolsonaro vai entregar passaporte às autoridades após operação da PF
José Rodrigo Sade integrava lista tríplice de indicados ao cargo de desembargador do TRE-PR aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele possui bacharelado em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduação em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Já atuou como juiz substituto no TRE-PR e, como advogado, foi responsável pela defesa do ex-deputado federal Deltan Dallagnol.
Em 1º de fevereiro, o novo presidente do TRE-PR, anunciou a suspensão da sessão de julgamento de Moro até a nomeação de um novo desembargador para a corte, completando o quórum para votação do processo. A vaga de integrante titular do TRE-PR foi aberta após a saída de Thiago Paiva dos Santos, em janeiro. Ele estava no cargo desde 2019.
Moro pode ser cassado e ainda ficar inelegível por oito anos. Ele foi acusado por abuso de poder econômico nas eleições de 2022.
O Ministério Público Eleitoral acolheu pedido do PL e Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) para cassar o mandato por gastos excessivos da pré-campanha. A ação aponta o uso de R$ 2 milhões, antes mesmo do pleito.