Lula cancela jantar com príncipe da Arábia Saudita que deu joias a Bolsonaro
Assessoria do presidente informou que cancelamento ocorre em função de agenda pesada do petista na Europa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou o jantar que teria, nesta 6ª feira (23.jun), com o príncipe herdeiro do regime da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman. O encontro estava previsto na agenda diplomática do petista e ocorreria na residência oficial da Arábia Saudita, em Paris, na França. A primeira-dama, Janja da Silva, também participaria da reunião.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A assessoria do presidente informou que o cancelamento decorre em função da agenda pesada que o chefe do Executivo brasileiro enfrentou nos últimos dias, na Europa. Lula desembarcou na 3ª feira (21.jun), em Roma, na Itália, onde esteve com o Papa Francisco e com autoridades locais. De lá, seguiu para a capital francesa. Mais cedo, o petista participou de reunião com o presidente francês, Emmanuel Macron, e de cúpula destinada a tratar de um novo pacto financeiro global.
O líder saudita com quem o presidente brasileiro se encontraria é o mesmo que presenteou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com as jóias milionárias apreendidas pela Receita Federal e sob investigação da Polícia Federal. Ele é, também, o proprietário do Newcastle, clube de futebol inglês que disputa a primeira divisão do campeonato local.
Salman é apontado como responsável pela morte do jornalista Jamal Khashoggi, em 2018, conforme relatório de inteligência dos Estados Unidos de 2021. O regime saudita também é criticado internacionalmente por violações dos direitos humanos, especialmente envolvendo direitos de mulheres.