Publicidade
Governo

Depoimento de Dias é assunto na chegada da comitiva de Lula a Lisboa

Presidente passou o dia num hotel, sem compromissos oficiais

Imagem da noticia Depoimento de Dias é assunto na chegada da comitiva de Lula a Lisboa
Lula e Janja desembarcando em Lisboa (Reprodução/SBT Brasil)
• Atualizado em
Publicidade

O depoimento do general Gonçalves Dias também foi assunto na chegada da comitiva do presidente Lula a Lisboa. A viagem a Portugal marca a primeira visita do petista à Europa desde que voltou ao poder.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A imagem do desembarque em Lisboa, pouco antes das 11h, pelo horário local, foi a única aparição pública desta 6ª feira (21.abr). O presidente luiz Inácio Lula da Silva chegou ao hotel no centro da capital portuguesa sem falar com a imprensa e sem acenar ao grupo de apoiadores que o esperava.

A comitiva brasileira tem oito ministros, entre eles José Múcio Monteiro, da Defesa, que falou sobre a crise, deixada pra trás, que culminou no pedido de demissão do general Gonçalves Dias.

"Interesssa pra nós da Defesa, para o governo, para a sociedade que tudo seja absolutamente esclarecido. Culpado tem que pagar para tirar a suspeição que está em cima de alguns inocentes", pontuou. Ainda em suas palavras, caso contrário, "a gente não vai virar essa página nunca e nós precisamos virar essa página".

Todo o esforço da comitiva que está em Lisboa é para que essa crise interna fique para trás e não interfira numa viagem que poderá gerar vários fatos positivos para o governo. É a volta de um presidente brasileiro a Portugal depois de mais de quatro anos de uma relação difícil, não apenas com esse país, mas também com a UniãoEuropeia. O presidente Lula passou o dia num hotel, sem compromissos oficiais, e, neste sábado (22.abr), será recebido pelo presidente português, Marcelo Rebelo, e pelo primeiro-ministro António Costa.

A primeira-dama Janja da Silva saiu do hotel no fim da tarde para ir a uma loja ao lado do hotel, numa área nobre de Lisboa, onde comprou uma gravata. Nos próximos dias, haverá assinatura de 13 acordos, entre eles o que envolve a Embraer e vai permitir a produção do Super Tucano em Portugal. Como os portugueses são parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a aeronave brasileira será fabricada com os padrões da aliança militar liderada pelos Estados Unidos. O Brasil também quer mais turistas portugueses e a receita de como eles aumentaram o próprio número de visitantes.

"Portugal é um país que saiu de 10 milhões de turistas pra 27 milhões de turistas", afirmou Marcelo Freixo, presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). De acordo com ele, um documento assinado pelo governo hoje, "essa parceira, é da troca de boas práticas turísticas".

Serão, ao todo, cinco dias em Portugal; um longo tempo em apenas um país, para os padrões da Presidência brasileira.

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade