Após onda de dispensas, Lula nomeia novos militares para o GSI
Escolhidos vão ocupar cargos de secretário, supervisor e especialista
SBT News
Depois da leva de dispensas no Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou novos militares para ocuparem cargos de especialista, secretário, supervisor e assistente na segurança da Presidência.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ao todo, pelo menos 121 postos serão ocupados depois das últimas dispensas. Entre as trocas feitas nestes mês, estavam nomes do alto escalão, como o do secretário-executivo do GSI Carlos José Russo Assumpção Penteado, substituído pelo general Ricardo José Nigri.
As ações ocorrem em meio à desconfiança de Lula com a segurança do Palácio do Planalto. Isso porque, segundo o presidente, alguns policiais militares e integrantes das Forças Armadas foram coniventes com as invasões às sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro, gerando insegurança no gabinete presidencial.
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) é o órgão do governo brasileiro responsável pela assistência direta e imediata ao Presidente da República no assessoramento em assuntos de segurança.
As nomeações foram publicadas em portarias no Diário Oficial da União desta 2ª feira (30.jan).