Lula viaja à Argentina em 23 de janeiro e a Portugal em abril
Presidente do Brasil se reuniu com Alberto Fernández, na 2ª feira (2.jan), no Itamaraty
A Presidência da República confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajará à Argentina no próximo dia 23 de janeiro. Essa será a primeira viagem oficial do presidente da República do Brasil após tomar posse, no último domingo (1º.jan).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Já para abril deste ano, está programada uma viagem de Lula para Portugal. Além disso, durante a transição governamental, no ano passado, o agora chanceler brasileiro, Mauro Vieira, disse que o petista viajaria à China no primeiro trimestre de 2023.
No domingo, após discursar no parlatório, o presidente e o vice, Geraldo Alckmin (PSB), receberam, no Palácio do Planalto, uma série de autoridades estrangeiras. Elas foram ao local para cumprimentá-los pela posse. Entre as autoridades presentes, estiveram os presidentes de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e da Argentina, Alberto Fernández, e o vice da China, Wang Qishan.
Na 2ª feira (2.jan), Lula se reuniu com Fernández no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Pelo Twitter, o petista disse que, no encontro, o líder estrangeiro o cumprimentou pela posse, e o chefe do Executivo federal brasileiro parabenizou o argentino pela vitória da Seleção Argentina na Copa do Mundo. "Retomamos o diálogo e a amizade com nosso maior vizinho, um dos principais parceiros do Brasil no mundo", complementou Lula no tweet, se referindo à Argentina. Ainda ontem, o presidente da China, Xi Jinping, emitiu uma mensagem felicitando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela posse presidencial.
Veja também: