Discurso da posse de Lula já foi reescrito cinco vezes
Chefe do cerimonial do presidente eleito será um pai de santo; petista será empossado no domingo
O discurso da posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já foi reescrito pelo menos cinco vezes. O petista deverá falar para milhares de pessoas no próximo dia 1º de janeiro.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No discurso da vitória, no último dia 30 de outubro, Lula falou sobre a necessidade de voltar a unir o Brasil, com um discurso pacificador, dirigido não só aos seus apoiadores, mas também aos eleitores de Jair Bolsonaro. "Esta não é uma vitória minha, nem do PT, nem dos partidos que me apoiaram na campanha. Mas de um imenso movimento democrático que se formou acima dos partidos políticos, dos interesses pessoais e das ideologias para que a democracia saísse vencedora", disse o presidente eleito.
Na ocasião, o futuro chefe do Executivo também falou que a prioridade do seu governo vai ser ajudar a população em situação de vulnerabilidade econômica. "Nosso compromisso mais urgente é acabar com a fome outra vez. Não podemos aceitar como normal que milhões de homens, mulheres e crianças não tenham o que comer ou que consumam menos calorias e proteínas do que o necessário. Este será novamente o compromisso número 1 do meu governo", afirmou.
Preparação
O chefe do cerimonial da posse será um pai de santo, que já benzeu a faixa presidencial de Lula.
O evento, que irá acontecer ao longo de todo o domingo, contará com a participação de dezenas de autoridades estrangeiras, incluindo a presença de 19 chefes de estados.
Pelo menos 150 mil pessoas são esperadas para acompanhar o desfile do presidente e o Festival do Futuro, que será realizado após a posse.