Governo busca solução para pagamento de precatórios junto ao Congresso
Presidentes da Câmara e do Senado vão levar tema para presidente do STF, Luiz Fux
O presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco anunciou nesta 2ª feira (30.ago), depois de encontro com o ministro da Economia, Paulo Guedes, que com o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, vai buscar uma solução para o pagamento de precatórios junto ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux.
"Há uma possibilidade, desde sempre ventilada, que agora se evoluiu, considerando uma posição do STF o pagamento de R$ 89 milhões de precatórios, que se faça uma conciliação pelo Conselho Nacional de Justiça", afirmou o parlamentar.
Pacheco explicou que a solução no problema dos precatórios, abre espaço para a criação e discussão de um novo programa social que substitua o Bolsa-Família e atenda mais famílias, com valor atualizado e que tenha condição de compra.
Mais cedo, em conversa com apoiadores, o presidente Jair Bolsonaro voltou a falar que está "acertando um novo auxílio, que vai ter reajuste do Bolsa Família em, no mínimo, 50%", declarou.
O ministro Paulo Guedes citou a lei de responsabilidade para buscar uma solução para o pagamento de precatórios. "A solução passa pelo Supremo Tribunal Federal "é uma solução juridicamente mais efetiva e mais rápida" . A Economia apóia essa discussão, respeitando o teto, fazer o ordenamento para o pagamento dos precatórios", concluiu, dizendo que também é importante tocar as reformas com foco na geração de empregos "temos 38 milhões de invisíveis, principalmente entre os jovens", afirmou.