Bolsonaro diz que reconduzirá Augusto Aras na PGR
Presidente afirmou ter encaminhado pedido ao Senado para manutenção de Aras no cargo por mais 2 anos
SBT News
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta 3ª feira (20.jul) que reconduzirá o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, ao cargo.
Em rede social, Bolsonaro disse que enviou o pedido para Aras continuar como PGR ao Senado Federal. Ele foi nomeado PGR em 2019. O mandato tem duração de dois anos. A recondução dele depende da aprovação de senadores.
- Encaminhei ao Senado Federal mensagem na qual proponho a recondução ao cargo de Procurador-Geral da República o Sr. Antônio Augusto Aras.
? Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 20, 2021
Pouco depois, Augusto Aras agradeceu a recondução ao cargo, e dise disse "honrado" com a decisão de Bolsonaro. "Honrado com a recondução para o cargo de procurador-geral da República, reafirmo meu compromisso de bem e fielmente cumprir a Constituição e as Leis do País", disse, em comunicado.
Com a decisão, Bolsonaro vai, mais uma vez, contra a lista tríplice indicada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). No início do mês, a associação indicou três subprocuradores-gerais ao cargo: Luiza Frischeisen, Mario Bonsaglia e Nicolao Dino. A tradição indicava que o novo PGR fosse escolhido entre as opções indicadas pela ANPR.
Em 2019, o presidente também não seguiu a lista tríplice indicada pela ANPR. Com a indicação, Aras passará por uma nova sabatina no Senado.
Veja reportagem do SBT Brasil: