Governo de SP multa Bolsonaro por não usar máscara em "motociata"
Adversário político do presidente, governador João Doria havia alertado que aplicaria a autuação
O governo de São Paulo autou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por não usar máscara de proteção durante ato com motociclistas neste sábado (12.jun), na capital paulista. O valor da multa é de R$ 552,71.
Além de Bolsonaro, também foram autuados o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas.
Em nota, o governo paulista disse que "o documento endereçado às três autoridades pontua a necessidade da manutenção das medidas preventivas já conhecidas e preconizadas pelas autoridades sanitárias internacionais, como uso de máscara e distanciamento".
O uso de máscara em locais públicos é obrigatório em todo o estado de São Paulo desde maio de 2020.
Bolsonaro participa de um ato com motociclistas na capital paulista na manhã deste sábado. O presidente, assim como a maioria dos participantes, não usa máscara de proteção. A "motociata" foi organizada por integrantes de clubes de tiro e de motociclismo.
É o terceiro evento do tipo do qual Bolsonaro participa. O primeiro foi em Brasília. Logo em seguida, foi a vez de o Rio de Janeiro receber uma "motociata". Adversário político do presidente, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), havia alertado que multaria Bolsonaro caso ele não usasse máscara no estado.
No fim de maio, Bolsonaro também foi multado por não usar máscara e por promover aglomeração no Maranhão, outro estado governado por um adversário político, Flávio Dino (PCdoB).
Veja o auto de infração: