Treinos do triatlo são adiados novamente por sujeira na água do rio Sena
Chuva forte sobrecarregou o sistema de esgoto e aumentou o nível de sujeira
Pelo segundo dia consecutivo, a organização dos Jogos de Paris adiou os treinos do triatlo no rio Sena. O motivo é qualidade da água abaixo do recomendado.
A água do Sena tem sido um grande ponto de interrogação desde que Paris foi escolhida para ser sede dos Jogos Olímpicos. A um dia da prova de triatlo, a qualidade da água ainda está abaixo do mínimo recomendado. O motivo e a possível solução estão ambos no céu da França.
A chuva forte sobrecarregou o sistema de esgoto e aumentou o nível de sujeira. Em algumas medições, o índice estava até 10 vezes superior ao recomendado.
"A previsão do tempo é pra céu claro e sol brilhando", disse o diretor-geral dos jogos, Etienne Thobois, certo de que o sol vai salvar Paris de um vexame. Desde domingo, a cidade está ensolarada.
O Brasil compete no triatlo com quatro atletas: Miguel Hidalgo, Manoel Messias, Vitória Lopes e Djenyfer Arnold.
Se o Sena estiver muito sujo, a prova pode virar um duatlo, sem natação e apenas com corrida e ciclismo, o que definitivamente não estava nos planos dos franceses.
Trens de alta velocidade voltam a operar
Nesta segunda-feira (29) foram retomados os sistemas de trens de alta velocidade, alvo de ataques no fim de semana.
Um ataque, com incêndio e corte de cabos, inviabilizou as conexões do trem-bala com o norte, leste e oeste da frança a partir de Paris.
A imprensa francesa noticiou a prisão de um homem, e ministros do governo sugeriram que o ato de sabotagem veio de grupos de extrema-esquerda.