Cinco deputados federais são eleitos prefeitos no segundo turno; confira os nomes
Considerando os resultados do primeiro turno, 11 deputados federais se elegeram para prefeituras nas eleições municipais de 2024
Dos 16 deputados federais candidatos a cargos de prefeitos nas eleições municipais de 2024 que passaram para o segundo turno, cinco foram eleitos neste domingo. Considerando os resultados do primeiro turno, 11 deputados federais se elegeram para prefeituras no pleito deste ano.
+ Janja e ministros gravam vídeo em homenagem ao aniversário de 79 anos de Lula
Foram eleitos hoje Abilio Brunini (PL), em Cuiabá (MT); Paulinho Freire (União), em Natal (RN); Márcio Correa (PL), em Anápolis (GO); Naumi Amorim (PSD), em Caucaia (CE); e Ricardo Silva (PSD), em Ribeirão Preto (SP).
Em 6 de outubro, já haviam sido eleitos Alberto Mourão (MDB), em Praia Grande (SP); Carmen Zanotto (Cidadania), em Lages (SC); Dr. Benjamim (União), em Açailândia (MA); Gerlen Diniz (PP), em Sena Madureira (AC); Hélio Leite (União), em Castanhal (PA); e Washington Quaquá (PT), em Maricá (RJ).
No total, 73 deputados federais foram candidatos a cargos de prefeitos nas eleições municipais de 2024. Entre os que passaram para o segundo turno e não conseguiram se eleger, está Guilherme Boulos (Psol-SP), que recebeu 2.323.901 (40,65%), ante 3.393.110 (59,35%) do candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB).
Nas eleições municipais de 2020, oito deputados federais foram eleitos prefeitos. Entretanto, foram quatro em capitais, ante dois de 2024 (Abilio Brunini, em Cuiabá, e Paulinho Freire, em Natal).
Os deputados que deixarem o cargo para assumirem o posto de prefeito serão substituídos por suplentes. A posse dos novos prefeitos ocorrerá em 1º de janeiro de 2025.