Documentos, local e e-Título: o que você precisa saber para votar no domingo
Mais de 156 milhões de eleitores retornarão às urnas para participar do segundo turno das eleições
No próximo domingo (30.out) acontece o segundo turno das eleições, onde 156 milhões eleitores aptos a votar retornarão às urnas para escolher o presidente da República e, em alguns casos, o governador. Além disso, oito municípios realizarão o pleito suplementar, no qual os moradores decidirão o prefeito para os próximos dois anos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Confira, abaixo, tudo o que você precisa saber para votar com tranquilidade e segurança:
Documentos necessários
Para votar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto, como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal. A apresentação do título de eleitor, por sua vez, não é obrigatória.
e-Título
O e-Título substitui o documento em papel e pode ser utilizado como identificação na seção eleitoral, desde que atualizado e com foto. É preciso que o eleitor já tenha um registro na Justiça Eleitoral para liberar o título digital, que pode ser acessado a qualquer momento.
O aplicativo também pode ser usado no dia da eleição para outras finalidades, como consultar o local de votação (zona e seção eleitoral) e justificar a ausência.
Local de votação
É possível verificar o local de votação de três maneiras: pelo aplicativo e-Título, pelo Portal do TSE ou pelo Tira-Dúvidas do Tribunal no WhatsApp, conhecido também como chatbot.
Não votei no primeiro turno. Posso votar no segundo?
Pode. Os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições deste ano podem votar no segundo turno, mesmo que ainda não tenham justificado a ausência. Isso porque cada turno de votação é uma eleição independente, e o não comparecimento ao primeiro não impede a participação no segundo.
Leia também
+ Saiba o que pode e o que não pode no dia da eleição
+ O que a Justiça Eleitoral está fazendo para evitar filas no 2º turno? Entenda